Que Dia é Hoje?

Cada dia é especial para a história. Veja neste calendário o que aconteceu nesta mesma data, anos atrás.
janeiro
fevereiro
março
abril
maio
junho
julho
agosto
setembro
outubro
novembro
dezembro

02

julho

03

julho

04

julho

05

julho

06

julho

07

julho

08

julho
1687
Isaac Newton publica "Os Princípios Matemáticos da Filosofia Natural"

Sir Isaac Newton (25/12/1942 - 20/03/1727) cientista, filósofo e matemático inglês. Autor de "Princípios matemáticos da filosofia natural", onde descreveu a Lei da Gravidade e, mediante as leis que levam seu nome, estabeleceu as bases da Mecânica Clássica.

Saiba mais
1811
Independência da Venezuela

O território da Venezuela foi a capitania-geral do Império Espanhol. Em 1809 ocorreu o primeiro movimento de independência, encabeçado pelo general Francisco de Miranda. Após a proclamação, em 5 de Julho de 1811, o general foi preso e dez anos de batalhas contra as forças espanholas foram necessários para a independência de fato até a batalha de Carabobo em 1821.

Saiba mais
1854
Aprovada a Lei Nabuco de Araújo

Lei Nabuco de Araújo (1854). Devido à pressão da Inglaterra, que queria o fim do tráfico negreiro internacional para que no Brasil houvesse trabalhadores assalariados que consumissem seus produtos, foi aprovada em 1850 a lei Eusébio de Queirós, que proibia o tráfico negreiro.

Saiba mais
1922
Arthur Bernardes decreta Estado de Sítio no Brasil

Em 1922 o Brasil se encontrava em crise perante a eleição do novo presidente Arthur Bernardes. O descontentamento do povo com sua vitória e com o governo de seu antecessor, Epitácio Pessoa, gerou uma série de adversidades ao governo de Bernardes, que teve que fazer frente à coluna Prestes, movimento guerrilheiro comunista que percorreu o país pregando a revolução, e tentar conter os Levantes Tenentistas.

Saiba mais
1922
Levante do Forte de Copacabana

No início do século XX, a vida política no Brasil é comandada pelas oligarquias de São Paulo e Minas Gerais, na chamada política do Café-com-Leite, com mineiros e paulistas se alternando na presidência da República.

Saiba mais
1962
Jango sanciona a Lei do 13º salário

Sucessor do presidente Jânio Quadros, João Goulart, mais conhecido como Jango, seguiu a linha governamental populista de Getúlio Vargas.

Saiba mais